Quem sou eu

Minha foto
Formada em Administração de Empresas com especialização em Auditoria e Gestão em Saúde. Consultora em qualidade e Gestão por Processos na área da saúde para hospitais e operadoras de planos de saúde.Professora de Pós Graduação na área da Qualidade em Saúde. Mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Empresa lança primeiro aplicativo de auditoria médica para iPad

Ferramenta tem como objetivo disponibilizar informações atualizadas sobre normas e rotinas diárias de auditoria em saúde

por Cínthya Dávila

A Analysis Auditoria e Consultoria Médica, do Rio de Janeiro, lançou, nesta segunda-feira, (10), o primeiro aplicativo para Ipad sobre auditoria médica. A ferramenta tem como objetivo disponibilizar informações atualizadas sobre normas e rotinas diárias de auditoria em saúde. Segundo o sócio diretor da Analysis Auditoria e Consultoria Médica, João Paulo Reis Neto, trata-se de uma versão para IPad do programa para PC, denominado Compêndio de Auditoria.
“Os dados podem ser utilizados tantos na gestão de operadoras quanto para médicos, enfermeiros e profissionais que atuam no segmento administrativo”, conta.
Em sua experiência como auditor, ele ressalta que sentia ausência de padrões na rotina da profissão. “Constatei que os profissionais realizavam a função de forma aleatória, pois não havia um manual de auditoria”.
Em vista disso, na década de 90, decidiu criar um programa – primeiramente para PC – que abrigasse informações importantes e práticas sobre a rotina da auditoria médica. “Estou me adaptando às novas ferramentas, por isso, decidi migrar as informações para o sistema da Apple”.
Diante do atual momento, em que, cada vez mais, o setor da saúde se torna informatizado e móvel, Reis ressalta a importância de se ter ferramentas que facilitem a rotina dos profissionais.
“É indispensável fazer auditoria sem recursos de TI. Os profissionais sempre buscam informações para saber mais sobre o que estão auditando, convivemos diariamente com a tecnologia”
Composta de recursos como fotos, vídeos de materiais, OPME, equipamentos e procedimentos médicos, a ferramenta é dividida em 12 capítulos principais, com 51 tópicos, 22 anexos, 9 tabelas e 26 temas complementares.
Além disso, o aplicativo conta com anexos como: abreviaturas de termos médicos, anestésicos e analgésicos mais usados, glossários de especialidades, exames e tratamentos médicos, listagem de medicamentos genéricos, padronização de sistemas de informação na área de saúde, diretrizes de utilização da RN 211 da ANS, entre outras.
Otimista, Reis finaliza ao dizer que está com boas expectativas quanto a aceitação do produto no mercado. ”Os profissionais da saúde já conhecem a versão para computador. Acredito que por esse fato e também pelo preço acessível haverá uma boa utilização do produto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário