Quem sou eu

Minha foto
Formada em Administração de Empresas com especialização em Auditoria e Gestão em Saúde. Consultora em qualidade e Gestão por Processos na área da saúde para hospitais e operadoras de planos de saúde.Professora de Pós Graduação na área da Qualidade em Saúde. Mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

BENEFÍCIO: Brasileiros têm assistência médica gratuita em cinco países

LOC/REPÓRTER: Viagens ao exterior exigem cuidados com possíveis imprevistos, principalmente com a saúde. Um caso prático é o benefício que os brasileiros segurados pela Previdência Social e seus familiares possuem para atendimento médico gratuito, na rede pública de saúde, em cinco países. São eles: Portugal, Itália, Cabo Verde, Luxemburgo e Chile. Este último, no entanto, está temporariamente sem atender aos brasileiros, devido aos desastres ambientais de 2010. Para garantir a assistência médica, basta portar o Certificado de Direito à Assistência Médica, emitido gratuitamente pelo Ministério da Saúde. O diretor do DENASUS, Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde, Adalberto Fulgêncio, explica como ter acesso ao documento.
TEC/SONORA: diretor do DENASUS – Adalberto Fulgêncio
"O que é necessário para que um brasileiro ou uma brasileira possa reivindicar o CDAM é o RG, o documento do cidadão, o CPF, a carteira de trabalho para quem exerce alguma atividade laboral e o passaporte. Para quem é estudante, a prova de que é estudante, a carteira estudantil,  e o carnê do INSS quitado".
LOC/REPÓRTER: O CDAM oferece assistência farmacêutica, odontológica, ambulatorial e hospitalar na rede pública dos cincos países conveniados, como se o viajante fosse um morador local. O documento possui validade de um ano. O diretor Adalberto Fulgêncio orienta sobre os endereços para retirar o CDAM.
TEC/SONORA: diretor do DENASUS – Adalberto Fulgêncio
"Portanto, qualquer pessoa pode se dirigir ao Núcleo do Ministério da Saúde, ao DENASUS. No Rio de Janeiro, em Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo há uma excepcionalidade. Lá, você se dirige ao Núcleo Estadual de Saúde, mas não ao DENASUS, não ao SEAUD, Serviço de Auditoria. Se dirige à Divisão de Saúde, que é vinculada ao Fundo".
LOC/REPÓRTER: Este ano, o Ministério da Saúde emitiu mais de oito mil e oitocentos certificados. No ano passado, foram mais de 19 mil. Os estados que mais demandaram estas solicitações, em 2010, foram São Paulo e Rio de Janeiro. Quanto aos destinos, destacam-se Portugal e Itália.
Reportagem, Marcelo Bebiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário